TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.
TITULO. A LUTA PELA SOBREVIVENCIA.
TEXTO BÀSICO.Rt.1.1-6.
INTRODUÇÃO.
Se existem algo que pode colocar um a pai de família em desespero e a falta de suprimentos familiar, os cuidados com a saúde não é tão desesperador quanto a falta de alimento. Já que a falta de uma motiva a outra. Isso é tão grave que levou o rei Davi I Sm.21.1-6 a pedir ao sacerdote Aimeleque os pães da proposição. A Fome levou Elias a pedir a morte. I Rs.19.4-6.Quando a fome nos alcança e tendência é esmorecimento. Com ela vem as tragédias da vida, as guerras, os roubos, as mortes, extorsões os abusos de preços e consequentemente o esfriamento da fé.
Ficamos imaginando como foi difícil Elimeleque e Noêmi convencer seus familiares e seguirem em busca do nada, pois saíram como peregrinos, não foi uma mudança programada, foi algo no desespero na luta pela vida. Cremos que quando se trata da preservação de nossas vidas, somos capazes de tudo que nos é possível, principalmente quando envolve a preservação da vida de nossos filhos. Lembramos de uma reportagem que ocorreu nos anos oitenta, um homem foi preso em um supermercado por ter roubado uma lata de leite; os repórteres lhe perguntaram o porque do furto, ele respondeu: "perdi minha mulher quando minha filha nasceu, e não tenho quem cuide dela, consequentemente não posso trabalhar e ela estava chorando de fome. "O desespero pelo cuidar da filha, levou aquele homem honesto a furtar uma lata de leite para suprir a fome de sua pequena filha.
Precisamos aprender algumas lições aqui!
F.T.O QUE FAZER PARA EVITAR QUE AS TRAGÉDIAS NOS ALCANCE.
I-A primeira lição vem em forma de pergunta?
a) Quem esta no controle de nossas vidas. Certamente Elimeleque, não consultou nem os sacerdotes e muito menos Deus, pois sua decisão era peregrinar em uma terra de pagãos descendentes de Ló fruto do incesto com uma de suas filhas,(Gn.19.37).Quando homens colocam em primeiro lugar seu extinto de sobrevivência, a primeira falha é não crer no autor da vida. Provavelmente era muito rico, e o medo de perder seus bens e ser roubado o fez partir.vs.20.21.
Estamos com nossas comunidades lotadas de pessoas com a síndrome de Elimeleque; pessoas que recorrem a empréstimos de bancos e agiotas para salvarem seus bens, ou migram em busca de vida melhor, ou porque não dizer de igrejas para alcançar seus objetivos de vida esquecendo de recorrer a Deus para direcionar suas vidas.
A lição que aprendemos aqui nesse texto, é que podemos fugir de uma crise, mas não descartamos o encontro com a tragédia, quando não buscamos a vontade de Deus para nossas ações. Elimeleque e Noêmi encontraram abrigo e alimento em Moabe, mas estavam longe da vontade de Deus, consequentemente veio as tragédias familiares. Procurar abrigo longe da vontade de Deus é como navegar em um barco de gelo em pleno sol escaldante, logo ira a pique e a morte alcançara. Mas ainda cremos que a maior tragédia é a morte da fé daqueles que se distanciam de Deus.
Quem está no controle de sua vida?
II- A segunda lição é; quando tentamos corrigir um erro com outro maior.
a) A morte de Elimeleque levou a Noêmi casar seus filhos com Moabitas.
Certamente, o medo da solidão a levou a casar seus dois filhos mesmo doentios; com toda certeza, como era de costume; pagando algum dotes aos pais das moças. Malom (“doente, fraco”) e Quiliom (“definhando” ou “decaindo”).Que moças em são consciência casaria com dois estrangeiros debilitados se não fosse por interesse dos pais ou talvez na esperança que nascessem filhos pra herdarem os seus bens como era costume dos hebreus, mas isso não foi possível. Geralmente casamento por interesses tem sido a paga em nossa sociedade, em sua maioria seus fins são tragédias familiares, divórcio e filhos com problemas psicossomáticos. Mas para Noêmi a tragédia maior ainda estava por vir, morrem os dois moços acabo de dez anos mais tarde, e agora só restava o lamento das três viúvas. Uma viúva já era uma situação lastimosa, mas agora já não bastasse haviam três. Muitas tragédias não conseguimos evitar em nossas vidas, mas amenizar o sofrimento sim.
A lição que aprendemos aqui, vamos buscar no livro de Jó. Esse homem passou por tudo aquilo que nenhum de nós em sã consciência gostaria de passar, as tragédias lhe alcançaram sem nenhum pudor, perdeu tudo o que tinha conquistado na terra, mas não o que havia conquistado em seu coração que era a fé em Deus, permaneceu inabalável.
Elimeleque e Noêmi também conheciam a mesmo Deus dos hebreus, mas preferiram se refugiar em Moabe. Agora viúva e sem nada tenta recomeçar sua vida, sua noras são induzidas a abandonarem em busca de uma sorte melhor, mas Deus por sua misericórdia alcançou o coração de Rute que veio ser sua âncora no futuro.
Onde tens buscado refúgio quando a solidão bate a porta de sua vida?
CONCLUSÃO.
Quando as tragédias nos atinge precisamos confiar, a nossa busca por sobrevivência deve ser pelo autor da vida.
Quando a fome invadir seu lar,lembre-se:Mt.4.b.Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus. E Ele providenciará seu alimento, pois ele mesmo é o pão vivo que desceu do céu.
Quando a enfermidade invadir seu lar,lembre-se.Ex.15.26 dizendo: Se ouvires atentamente a voz do Senhor teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, sobre ti não enviarei nenhuma das enfermidades que enviei sobre os egípcios; porque eu sou o Senhor que te sara.
Lembre-se que tragédias podem ser evitadas, principalmente se estivermos escondidos em Deus.
Sl.37.5 Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.
Comentários
Postar um comentário