TEMA:OS EFEITOS DAS PALAVRAS DE DEUS.

TITULO. OS BENDITOS DA PALAVRA.

TEXTO BASICO. Apc.1.3 Bem-aventurado aquele que lê e bem-aventurados os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nela estão escritas; porque o tempo está próximo.

INTRODUÇÃO

Em resumo, notam-se na Bíblia duas coisas: o Livro e a Mensagem. Mas agora a estudaremos como a palavra e mensagem de Deus. O estudo da Bíblia tem por finalidade precípua o conhecimento de Deus. Isso é visto desde o primeiro versí­culo dela, do qual se nota que tudo tem o seu centro em Deus. Portanto, a causa motivante de ensinar a Bíblia aos outros deve ser a de levá-los a conhecer a Deus. Se chegar­mos a conhecer o Livro e falharmos em conhecer a Deus, erramos no nosso propósito, e também o propósito de Deus por meio do seu Livro seria baldado.
Que as Escrituras são de origem divina é assunto resol­vido. Deus, na sua palavra, é testemunha concernentemente a si mesmo. Quem tem o Espírito de Deus deposita toda a confiança nela como a Palavra de Deus, sem exigir provas nem argumentos. Portanto, sob o ponto de vista le­gal, a Bíblia não pode estar sujeita a provas e argumentos. Apresentamos algumas provas da Bíblia como a Palavra de Deus, não para crermos que ela é divina, mas porque cremos que ela é divina. É satisfação para nós, crentes na Bíblia, podermos apresentar evidências externas daquilo que cremos internamente, no coração.
O presente século é caracterizado por ceticismo, racionalismo, materialismo e outros "ismos" sem conta. A Bíblia, em meio a tais sistemas, sempre sofre grandes ameaças. Até há pouco tempo, a luta do Diabo visava des­truir o próprio Livro, mas vendo que não conseguia isso, mudou de tática e agora procura perverter a mensagem do Livro. Seitas e doutrinas falsas proliferam por toda parte coadjuvadas pelo fanatismo e ignorância prevalecentes em muitos lugares. Nossa crença na Bíblia deve ser convicta, sólida e fundamental; não deve ser jamais um eco ou refle­xo dos outros. Se alguém lhe perguntar, leitor: "Por que você crê que a Bíblia é a Palavra de Deus?" - saberá você responder adequadamente? Muitos crentes têm sua crença na Bíblia desde a infância, através dos pais, etc, mas nun­ca fizeram um estudo profundo e acurado para verificarem a realidade da origem divina da Bíblia. Apresentamos ago­ra algumas provas da origem divina da Bíblia, as quais evi­denciam esse Livro como a Palavra de Deus.
É grandemente abençoado o que lê [atenta para a Palavra de Deus] (Pv 4.20 Filho meu, atenta para as minhas palavras; inclina o teu ouvido às minhas instruções.21 Não se apartem elas de diante dos teus olhos; guarda-as dentro do teu coração.),
Porque ela pode te guardado de toda sorte de pecados em sua vida (SI 19.1 Aquele que habita no esconderijo do Altíssimo, à sombra do Todo-Poderoso descansará. Mt.11.28 Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.29 Tomai sobre vós o meu jugo, e aprendei de mim, que sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para as vossas almas).

Como faço isso? Guardando a palavra de Deus em nossos corações.Sl.119.11 Escondi a tua palavra no meu coração, para não pecar contra ti.

A Palavra de Deus clareia nosso caminho e mente.

A Palavra de Deus é tida como luz (SI 119.105).Lâmpada para os meus pés.

Ela é comparada á: A um escudo (Pv 30.5.Toda palavra de Deus é pura; ele é um escudo para os que nele confiam).

E espada bigúmea, que penetra até a divisão da alma e do espírito (Is 49.1.Ouvi-me, terras do mar, e vós, povos de longe, escutai! O SENHOR me chamou desde o meu nascimento, desde o ventre de minha mãe fez menção do meu nome;2 fez a minha boca como uma espada aguda, na sombra da sua mão me escondeu; fez-me como uma flecha polida, e me guardou na sua aljavaHb 4.12 Porque a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes, e penetra até a divisão de alma e espírito, e de juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração.)

E fogo e martelo que esmiúça a penha (Jr 23.29 Não é a minha palavra como fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?)

E a boa semente (Lc.8.1;1 Pe.1.23. Para você ter nascido de novo, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, a qual vive e permanece.)

O que ela é e produz. 

Espírito e vida (Jo 6.63 O espírito é o que vivifica; a carne para nada aproveita; as palavras que eu vos tenho dito são espírito e são vida.)

E a verdade (2.Sm 7.28.Agora, pois, ó SENHOR Deus, tu mesmo és Deus, e as tuas palavras são verdade, e tens prometido a teu servo este bem.SI 119.142,151 Tu estás perto, SENHOR, e todos os teus mandamentos são verdade. Jo.17.17.Santifica-os na verdade; a tua palavra é a verdade.);

E a água que lava (Jo.3.5; Ef.5.26.Para que a santificasse, tendo-a purificado por meio da lavagem de água pela palavra, Tt.3.5. Não pelas obras de justiça que houvéssemos feito, mas, segundo a sua misericórdia, nos salvou pela lavagem da regeneração e da renovação no Espirito Santo; Hb 10.2); purifica o pecador para ser salvo; 
E doce ao paladar (SI 119.103.Oh!Quão doces são as tuas palavras ao meu paladar! Mais doce do que o meu a minha boca).

A Palavra de Deus permanece para sempre. (SI 119.89 Para sempre Senhor, a tua palavra permanece no céu; Is. 40.8 Seca-se a erva, e caem as flores, mas a palavra de nosso Deus subsiste para sempre; Mt. 24-34 Em verdade vos digo que não passará esta geração sem que tudo isto aconteça.35 Passará o céu e a terra, porém as minhas palavras não passarão.

CONCLUSÃO: Deus não é humano que fala um amontoado de palavras para se explicar, ou dar uma ordem.
A palavra de Deus é uma só; "a minha palavra nunca voltará vazia." Is.55.11.Ela é imutável assim como aquele que proferiu. Se ele disse se cumprirá.

Pr Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.