TEMA: AS SETE PROVISÃO DO BOM PASTOR.
TITULO. APACENTAR.
TEXTO BASICO SL.23.
Afirmação:Jo.10. 11 Eu sou o bom pastor; o bom pastor dá a sua vida pelas ovelhas.
INTRODUÇÃO.
Davi podia escrever a partir da sua rica experiência pessoal com as ovelhas: O SENHOR é o meu pastor; nada me faltará (1; isto é, não sentirei falta de qualquer coisa indispensável). Existem “sete provisões” que o Pastor supre para as suas ovelhas:
I-A provisão completa.
a) “Não me faltará completa satisfação” (23.2a). Deitar-me faz em verdes pastos fala, literalmente, de pastos de capim macio e novo. Dizem que as ovelhas nunca se deitam, até que estejam satisfeitas. Cada necessidade espiritual é suprida. Afigura transmite um completo descanso na satisfação proporcionada pelo cuidado vigilante do grande Pastor. Que contraste com a agitação do mundo!
b) “Não me faltará orientação” (23.2b). Guia-me mansamente a águas tranquilas, ou “águas de descanso”. Continuando a ideia de provisão para as necessidades do rebanho, o poeta acrescenta o pensamento de orientação. O pastor oriental não empurra ou impele, ele sempre guia suas ovelhas. Esse pensamento é recordado no hino evangélico:
c) “Não me faltará restauração” (23.3a). Refrigera a minha alma, isto é, Ele me aviva, renova e refresca. Esse é um tema recorrente do NT: “O interior, contudo, se renova de dia em dia” (2 Cor 4.16); “E vos renoveis no espírito do vosso sentido” (Ef 4.23); “E vos vestistes do novo, que se renova para o conhecimento” (Cl 3.10). Essa é a graça que sustenta a alma.
d) “Não me faltará instrução da justiça” (23.3b). Guia-me pelas veredas da justiça por amor do seu nome. As veredas da justiça são caminhos planos. Uma das funções das Escrituras é “instruir em justiça” (2 Tm 3.16). Deus não somente adverte contra o mal; Ele nos guia nos caminhos da justiça. Isso ocorre por amor do seu nome, provando o tipo de Deus que Ele é. O Deus, cujo nome é santo (111.9; Mt 6.9), quer que seu povo também seja santo (Lv 19.2; 1 Pe 1.14-16).
e) “Não me faltará coragem diante do perigo” (23.4a). Ainda que eu andasse pelo vale da sombra (hb., escuridão profunda e mortal) da morte, não temerei mal algum.
Aqui está a certeza da ajuda no momento mais difícil da vida. A morte não é um adversário desprezível. Ela é o nosso último grande inimigo (1 Cor 15.26). Se Deus pode nos dar coragem nesse momento, como tem dado a tantos outros, Ele pode nos ajudar em qualquer lugar. Mal (ra) é um termo amplo para qualquer tipo de dano ou perigo que possa nos sobrevir.
f) “Não me faltará a Presença Divina” (23.4b). Porque tu estás comigo. Esse é o motivo principal para toda a confiança do salmista. O Senhor não o deixará nem o desamparará (Êx 33.14; Dt 31.6-8; Js 1.5-9 etc.). Nessa Presença há força, conforto, descanso e esperança. Nesse ponto significativo a descrição (2-3) dá lugar à adoração.
g) “Não me faltará conforto na tristeza” (23.4c). A tua vara e o teu cajado me consolam.
O cajado do pastor tem duas funções: ele é uma vara de proteção e um cajado no qual o pastor se apoia, servindo para o seu conforto. “O homem de dores” sabe melhor do que ninguém como atender as necessidades do coração abatido.
2. Provisão feita pelo Anfitrião (23.5-6)
A ideia do completo suprimento de cada necessidade com a qual o salmo inicia continua controlando o seu desenvolvimento, mas a comparação muda do Pastor para o Anfitrião, do campo para a casa.
Preparas uma mesa perante mim na presença dos meus inimigos (5) retrata a marca da apreciação pública que o rei oriental mostrava àquele que desejava honrar de uma maneira especial. Essa é a única referência passageira aos inimigos que aparecem descritos tão amplamente em outros salmos de Davi.
Unges a minha cabeça com óleo: não é o óleo da unção que era usado para empossar o rei ou o sacerdote; um outro termo hebraico é usado para esse fim. Esse era um óleo perfumoso amplamente usado em banquetes do Oriente antigo como marca de hospitalidade e favor. A cabeça ungida com óleo é uma figura bíblica comum para abundância de alegria.
O meu cálice transborda simboliza a provisão abundante oferecida pelo generoso Anfitrião.
Certamente que a bondade e a misericórdia (chesed, bondade, amor pactuai, graça; cf. comentário em 17.7) me seguirão todos os dias da minha vida (6). O termo traduzido por certamente também significa “unicamente”. O salmista está confiante em que apenas a bondade e o amor imutável farão parte da sua vida. Habitarei na Casa do Senhor por longos dias, ou “para todo o sempre” (ARA). Mas o significado mais profundo é mais do que uma longa vida nesta terra. Bondade e misericórdia [...] todos os dias da minha vida serão-seguidos por um lar eterno na presença de Deus quando essa vida chegar ao fim (Jo 14.1-3).
CONCLUSÃO.
Não existe nada melhor de que ter nossos vidas nas mão do bom pastor e obedece-lo como nosso Senhor.
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