TEMA: NO PODER DO ESPIRITO.

TITULO: MOVIDO PELA FÉ.

TEXTO BASICO. Mt.4.1.4.

1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo Diabo.
2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome.
3 Chegando, então, o tentador, disse-lhe: Se tu és Filho de Deus manda que estas pedras se tornem em pães.
4 Mas Jesus lhe respondeu: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda palavra que sai da boca de Deus.
 
INTRODUÇÃO.

Em nossos dia –dia somos conduzidos a caminhar a caminhada que nos foi proposta; independente das circunstância que cada um se encontra, somos motivados a prosseguir.
O que nos move a fazer isso? Bem o que nos move a isso, nossa fé; independente se o homem e religioso ou simplesmente um ateu, é a fé que o leva agir. Existem duas acepções de fé: a objetiva e a subjuntiva.
A fé subjuntiva é a fé intelectual esta e movida por ações da alma. Eu posso andar, sentar, nadar, etc.
A fé objetiva é movida pelo intelecto e sentimentos da alma, sentimento de vazio no ser, isso é para salvação. (Rm.10.17). O texto relacionado acima vamos aprender com Jesus a fuga da tentação no exercício da fé para nossa salvação; nossa oração e que o Espirito Santo nos ilumine e nos traga rios de bênçãos sobre nossas vidas.

F.T. A carta aos hebreus nos diz que pela fé o mundo foi criado, a trindade é a autora da fé; nisso entendemos que a fé salvadora e um dom de Deus, e só recebemos através de Cristo: o texto lido nos mostrara isso.

a- O texto nos diz que Jesus foi conduzido pelo Espirito ao deserto. Mt.4.1.

As tentações são uma tentativa diabólica para subverter o plano de Deus para a redenção humana, fazendo com que Jesus a cair em pecado e desobediência, desqualificando-o assim como o Salvador sem pecado, ao cair Jesus perderia sua fé e destruiria suas próprias palavras; mas não foi assim.
4.1 Jesus foi conduzido pelo Espírito. O Espírito Santo guiou Jesus em sua vida terrena, proporcionando um padrão para os seguidores de Jesus a serem fortalecidos e guiados pelo Espírito Santo motivado pela fé.Hb.11. 6 Ora, sem fé é impossível agradar a Deus; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam. Jesus só não o conhecia como era o próprio Deus, o Emanuel. E qual filho não reconheceria o próprio pai?

b- Cremos que o Espirito Santo só age em nosso favor pela fé.  Hc.4.2.O justo viverá pela fé.
Hebreus nos diz:Hb.11.1 Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que não se veem. Fé na palavra de Deus! (Is.55.11 assim será a palavra que sair da minha boca: ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei). Jesus nos dá uma demonstração de poder através da fé nas promessas vindas de seu Pai.
Há muitos crentes querendo o deserto, mas não as tentações; outros estão no deserto por desobediência não por aprendizado, e ainda outros tentando Deus como os de Meriba. Deserto quer dizer solidão, mas quem tem o Espirito Santo sempre terá companhia. Jesus não estava sozinho! Ele fora no poder do Espirito e firmado nas palavras do Pai. Nunca desejemos o deserto sem a companhia de Cristo.

c- Pela fé Jesus foi sustentado em seu jejum de um mês e dez dias.v.2.

Experiência de Jesus de 40 dias de jejum no deserto corresponde à experiência de Israel de 40 anos de testes no deserto (Dt. 8:2-3). Jesus suportou seu teste vitoriosamente e obedientemente. Moisés também jejuou e orou por 40 dias e noites em duas ocasiões (Ex. 24:18; 34: 28. Dt.9:9, 11, 18, 25; Dt.10:10; mas na decepção quebrou as tabuas da lei, na pressão feriu a rocha. Elias em (1 Reis 19.8). Na perseguição esmoreceu. O jejum era um meio de se concentrar intensamente em oração. Quarenta dias é sobre o período mais longo que um ser humano pode suportar sem danos físicos permanentes. Só que o problema de Jesus não era fome e sede, mas satanás. Mas Jesus venceu pela fé no poder do Espirito. Jesus nos ensinou a jejuar, o jejum deve nos afastar de muitas coisas, não só de pão e água. Mas cremos que o jejum que agrada o coração de Deus é quando jejuamos de nós mesmos. A ideia do Espirito Santo conduzir Jesus ao deserto não era para o expor a sede e fome, mas sua auto afirmação de identidade; “se tu és o filho de Deus.” Jesus só não era o filho, mas o próprio Deus encarnado.
Foi pela expressa vontade de Deus que esta crise se produziu na vida de Jesus. Não é que Deus queria ver se Jesus cairia ou não, mas uma demonstração da impossibilidade da Sua queda. Ele foi ao deserto porque era preciso enfrentar esta terrível prova a sós.

d- Pela fé no poder das palavras de Deus, rebateu satanás.v.4.

A necessidade do jejum não é explicada. Talvez fosse para demonstrar que, ainda que quando fraco fisicamente, o Senhor era capaz de enfrentar e vencer o diabo em toda a sua força. O jejum acompanharia um tempo de oração fervorosa. Manda que estas pedras se tornem em pães (v.3). O escopo da tentação era maior do que um simples apelo à fome. Parece que havia a sugestão que pudesse evitar a cruz, tornando-se um reformador social popular. Está escrito (4). Cada vez que foi tentado, o Senhor se apoiou na Escritura, dando exemplo fundamental do uso "da espada do Espírito" (Ef 6. 17 Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus;). Não só de pão viverá o homem... (v.4).Dt 8.3. A citação serve para indicar que o homem sente necessidade tanto espiritual como material e que, consequentemente, o primeiro dever de Jesus era o de pregar a palavra de Deus. A palavra "só" indica que as necessidades materiais não haviam de ser completamente esquecidas. Não era então incoerente quando Nosso Senhor operou prodígios como o sustento dos cinco mil. (Mt 14.13-21). Mas Jesus ensinou buscar primeiro o reino de Deus. (Mt.6.33. Mas buscai primeiro o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.)

CONCLUSÃO.

Jesus nos ensina que movidos pela fé e firmados nas palavras de Deus, somos capazes de enfrentar os obstáculos de nossas vidas pregressa, Jo.16. Tenho-vos dito estas coisas, para que em mim tenhais paz. No mundo tereis tribulações; mas tende bom ânimo, eu venci o mundo. E ainda nos consola em Mt.28.20b.e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos.

O que temos aprendido com Nosso Senhor Jesus?

Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.