TEMA:OBRAS DA CARNE

TITULO. O ALTO CONHECIMENTO DE SÍ.
TEXTO BASICO.GL.5.19.21.

INTRODUÇÃO.
Um dos aforismos mais famosos da história, “conhece-te a ti mesmo”, encontrava-se no pórtico de entrada do templo do deus Apolo, na cidade de Delfos na Grécia, no século IV a. C.
Lembre que um aforismo é um pensamento expresso de maneira breve.(máxima ou sentença que, em poucas palavras, explicita regra ou princípio de alcance moral; apotegma, ditado).
Essa frase foi atribuída a várias figuras gregas e não possui ao certo um autor. É possível que tenha como origem um dito popular grego. Paulo se apropria de tal ideia para em I Cor.11.31.Contudo, se nós tivéssemos a cautela de julgar a nós mesmos, não seríamos condenados. Então continua e diz: portanto examine-se o homem a si mesmo. O alto exame de nós mesmo vai nos causar desconforto; mas é isso que nos ajuda a vencer o pecado; que nada mais é do que as ditas obras da carne que são: prostituição, impurezas, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias... os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus” (Gl 5.19-23).Nenhum trecho da Bíblia apresenta um mais nítido contraste entre o modo de vida do crente cheio do Espírito e aquele controlado pela natureza humana pecaminosa do que Gálatas 5.16-26. Paulo não somente examina a diferença geral do modo de vida desses dois tipos de crente, ao enfatizar que o Espírito e a carne estão em conflito entre si, mas também inclui uma lista específica tanto das obras da carne, como do fruto do Espírito.
OBRAS DA CARNE“Carne” (gr. sarx) é a natureza pecaminosa com seus desejos corruptos, a qual continua no cristão após a sua conversão, sendo seu inimigo mortal.
(Rm.8.6.8. Pois temos conhecimento de que a nossa velha humanidade em Adão foi crucificada com Ele, a fim de que o corpo sujeito ao pecado fosse destruído, para que nunca mais venhamos a servir ao pecado. Porquanto, todo aquele que morreu já foi justificado do pecado. E mais, se morremos com Cristo, cremos que também com Ele viveremos!).
Uma vida transformado por Cristo, em Cristo e conduzida pelo Espirito de Cristo. Rm.5.17, 21.Pois, se pela transgressão de um só homem, a morte reinou por meio desse, muito mais os que recebem da transbordante provisão da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por intermédio de um único homem: Jesus Cristo! Portanto, assim como uma só transgressão determinou na condenação de todos os seres humanos, assim igualmente um só ato de justiça resultou na justificação que traz vida a todos os homens. Sendo assim, como por meio da desobediência de um só homem muitos se tornaram pecadores, assim também, por intermédio da obediência de um único homem, muitos serão feitos justos. A Lei foi instituída para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde abundou o pecado, superabundou a graça, para que, assim como o pecado reinou na morte, assim também reine a graça pela justiça para outorgar vida eterna, por intermédio de Jesus Cristo, nosso Senhor.. Aqueles que praticam as obras da carne não poderão herdar o reino de Deus (Gl 5.21). Por isso, essa natureza carnal pecaminosa precisa ser resistida e mortificada numa guerra espiritual contínua, que o crente trava através do poder do Espírito Santo (Rm 8.4-14). As obras da carne incluem:
(1) Prostituição (gr. pornéia), i.e., imoralidade sexual de todas as formas. Isto inclui, também, gostar de quadros, filmes ou publicações pornográficos (cf. Mt. 5.32; 19.9; At 15.20,29; 21.25; 1 Cor 5.1). Os termos moichéia e pornéia são traduzidos por um só em português: prostituição.

(2) “Impureza” (gr. akatharsia), i.e., pecados sexuais, atos pecaminosos e vícios, inclusive maus pensamentos e desejos do coração (Ef 5.3.Entre vós não deve haver nem sequer menção de imoralidade sexual como também de nenhuma espécie de impureza e de cobiça; pois essas atitudes não são adequadas aos santos) Cl 3.5.7).

(3) “Lascívia” (gr. aselgeia), i.e., sensualidade. É a pessoa seguir suas próprias paixões e maus desejos a ponto de perder a vergonha e a decência (2 Cor.12.21Temo ainda de que, quando estiver convosco outra vez, o meu Deus me humilhe diante de vós, e que eu lamente por muitos dos que pecaram anteriormente e que ainda não chegaram à conclusão que precisam se arrepender da impureza, das relações sexuais ilícitas e da devassidão moral que viviam praticando. Exercer a autocrítica cristã).

(4) “Idolatria” (gr. eidololatria), i.e., a adoração de espíritos, pessoas ou ídolos, e também a confiança numa pessoa, instituição ou objeto como se tivesse autoridade igual ou maior que Deus e sua Palavra (Cl 3.5).

(5) “Feitiçarias” (gr. pharmakeia), i.e., espiritismo, magia negra, adoração de demônios e o uso de drogas e outros materiais, na prática de feitiçarias (Êx 7.11,22; 8.18; Ap. 9.21; 18.23).

6) “Inimizades” (gr. echthra), i.e., intenções e ações fortemente hostis; antipatia e inimizades extremas.

(7) “Porfias” (gr. eris), i.e., oposição, luta por superioridade (Rm.1.29; 1 Cor 1.11; 3.3).

(8) “Emulações” (gr. zelos), i.e., ressentimento, inveja amarga do sucesso dos outros (Rm 13.13; 1 Cor 3.3).

(9) “Iras” (gr. thumos), i.e., ira ou fúria explosiva que irrompe através de palavras e ações violentas (Cl 3.8);

(10) “Pelejas” (gr. eritheia), i.e., ambição egoísta e a cobiça do poder (2 Cor.12.20; Fp 1.16,17).

(11) “Dissensões” (gr. dichostasia), i.e., grupos divididos dentro da congregação, formando conluios egoístas que destroem a unidade da igreja (1 Cor 11.19).

(12) “Heresias” (gr. hairesis), i.e., introduzir ensinos cismáticos na congregação sem qualquer respaldo na Palavra de Deus (Rm.16.17).

(13) “Invejas” (gr. fthonos), i.e., antipatia ressentida contra outra pessoa que possui algo que não temos e queremos.

(14) “Homicídios” (gr. phonos), i.e., matar o próximo por perversidade. A tradução do termo phonos na Bíblia de Almeida está embutida na tradução de methe, a seguir, por tratar-se de práticas conexas.

(15) “Bebedices” (gr. methe), i.e., descontrole das atividades físicas e mentais por meio de bebida embriagante.Lc.21.34-36 E olhai por vós, não aconteça que os vossos corações se carreguem de glutonaria, de embriaguez, e dos cuidados da vida, e venha sobre vós, de improviso, aquele dia. Porque virá como um laço, sobre todos os que habitam na face de toda a terra. Vigiai, pois, em todo o tempo, orando, para que sejais havidos por dignos de evitar todas estas coisas que hão de acontecer, e de estar em pé diante do Filho do homem.

(16) “Glutonarias” (gr. komos), diversões, festas com comida e bebida de modo extravagante e desenfreado, envolvendo drogas, sexo e coisas semelhantes.
Ate mesmo no seio da congregação como acontecia em Corinto; Apostolo Paulo relata no cap.11 a vergonha que era o comportamento daquela igreja. Salomão aconselha em:(Pv.23.2. Mete uma faca á tua garganta, se és homem glutão).

Pv.23.19-21.Ouve, filho meu, e sê sábio; guia retamente no caminho o teu coração.
Não estejas entre os bebedores de vinho nem entre os comilões de carne.
Porque o beberrão e o comilão caem em pobreza; e a sonolência vestirá de trapos o homem. O cristão tem que ter cuidado com os que estão de fora, I Pe.2.12: O andar do cristão deve ser com sabedoria como filhos da luz, Ef.5.8.Pois, outrora, éreis trevas, porém, agora, sois luz no Senhor; andai como filhos da luz. Dignos

da vocação a qual foram chamado. I Ts.4.12.Para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.

CONCLUSÃO.
As palavras finais de Paulo sobre as obras da carne são severas e enérgicas: quem se diz crente em Jesus e participa dessas atividades iníquas exclui-se do reino de Deus, não terá salvação a menos que se arrependa.


Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.