TEMA. "AMADO DESDE ETERNIDADE!"
TITULO: O INEXPLICAVEL AMOR DE JESUS.
TEXTO BASICO. Jr.31.3b.Pois que com amor eterno te amei, também com benignidade te atraí.
INTRODUÇÃO.
Ao lermos Jo.3:16,temos um pequeno vislumbre do amor de Deus em Jesus Cristo por nós.
Como alguém pode amar assim. O amor de Deus em Jesus pelo seu povo não pode ser calculado pela hipocrisia da matemática humana, é um amor terno e infinito, é um amor puro e Santo, que emana de uma fonte eterna, coberta por sua gloria celestial.
O ser humana vil e pecador, esta longe de compreender; não há como explicar, pois é uns dos atributos eternos, está atrelada e intrínseco ao Senhor, tornando a fonte do mesmo.
Portanto quando o Apostolo amado cita; afirmando essa grande verdade: Nós amamos, porque ele nos amou primeiro. Jo.4:19. Isso quer dizer; antes de que todas as coisas existissem, Ele já nos amava em Cristo; "Pai, desejo que onde eu estou, estejam comigo também aqueles que me tens dado, para verem a minha glória, a qual me deste; pois que me amaste antes da fundação do mundo. Essa é verdadeira essência do amor.
F.T. AMADOS POR UM AMOR INTERMINAVEL.
I- Antes da fundação dos séculos passados, já éramos amados de Deus em Cristo.
a) Ele nos amou de antemão. desde eternidade.v.3.b.Pois que com amor eterno te amei.
Amados antes da existência, quando ninguém sabia qual seria nosso nome, a cor de nossos olhos, nossa estatura, Ele já nos conhecia e nos amava; Ele nos amava antes de chegarmos ao ventre de nossas mães, para sermos gerados. O salmista escreve dizendo: Pois tu formaste os meus rins; entreteceste-me no ventre de minha mãe.Sl.139.13.Ele permitiu nossa existência; Ele nos escolheu e nos amou quando ainda éramos informe; Eu te louvarei, porque de um modo tão admirável e maravilhoso fui formado; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui formado, e esmeradamente tecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram a minha substância ainda informe, e no teu livro foram escritos os dias, sim, todos os dias que foram ordenados para mim, quando ainda não havia nem um deles.Sl.139.14-16. Seu amor percorreu as eras infinitas da eternidade passadas e fixou-se nos pobres pecadores que apareceriam durante a existência do tempo, na qual, nós encontramos agora. Ele nos amou diz o profeta! Esse amor não é uma paixão passageira humanizada, mas uma perfeição de sua divindade. ele nos amou com amor eterno! E programou toda nossa existência. Não poderemos viver um segundo a mais, do que nos foi planejado. Esses se esvairão como um conto ligeiro. Tu reduzes o homem ao pó, e dizes: Voltai, filhos dos homens! Tu os levas como por uma torrente; são como um sono; de manhã são como a erva que cresce; de manhã cresce e floresce; à tarde corta-se e seca.Sl.90.3,5-6.
Determinou nossos dias por amor de nós, e amou toda nossa existência.
F.T. UM AMOR SEM OBJEÇÃO.
II-Um amor que dispensa cordialidade da raça humana.
a) Ele nos amou como amor atrativo.v.3.c,também com benignidade te atraí.
O amor de Cristo pela humanidade esta acima da criação, quando Ele estendeu o céu e seu firmamento, as águas dos mares e todas suas criaturas, e toda beleza natural de sua criação, Ele viu que era bom! Gn.1-10. Mas quando formou o homem; formou segundo sua imagem e semelhança. Então Ele o amou e lhe deu folego de vida.
Mesmo com a queda, e todas as desgraças produzidas pela humanidade, Ele não os deixou de amar, mesmo sem nenhum merecimento, como diz o profeta: Mas agora, assim diz o Senhor que te criou, ó Jacó, e que te formou, ó Israel: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.Is.43.1. Visto que foste precioso aos meus olhos, e és digno de honra e eu te amo, portanto darei homens por ti, e es povos pela tua vida.v.4.
Um amor que atrai, um amor que resgata, um amor que paga o preço sem economia. Alegrai-vos, o céus, espantei-vos, o terras! Que Jesus fixou seu amor em criaturas tão pobres, depravadas e insignificantes-e isso desde eternidade passada. A verdade é que Deus sempre nos amou em Cristo, desde eternidade passada; Nele foram julgadas todas as coisa por amor de vós; Ele é o cordeiro imolado desde a fundação do mundo.(Apc.13.8).
Por causa desse amor Ele mesmo se entregou: Nisto se manifestou o amor de Deus para conosco: em que Deus enviou seu Filho unigênito ao mundo, para que por meio dele vivamos. Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados. I Jo.4.9-10.
O seu amor para conosco o despiu de sua gloria, para vir ao encontro do ser amado em resgate dos mesmos; quando esses separados pela queda do pecado no Éden. Lá já nos via e nos amava.
CONCLUSÃO.
Queremos concluir nossa fala, que Deus permitiu sua existência por te amar.
Ele nos amou antes que os anjos existissem.
Ele nos amou antes que os demônios aparecessem.
Ele nos amou antes que o pecado fosse cometido.
Se você puder contar as gotículas de toda as aguas dos oceanos, então poderás medir o amor de Deus em Cristo por nos.
Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados.
Amados, se Deus assim nos amou, nós também devemos amar-nos uns aos outros.
I Jo.4.10-11.
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.
Comentários
Postar um comentário