TEMA: UM NOBRE DESCONHECIDO.


TITULO: SURPREENDIDO PELAS CIRCUNSTÂNCIAS.
TEXTO BASICO. Reis.18.1-12.
INTRODUÇÃO.
A momentos em nossas vidas, em que grandes coisas parecem sucumbir em meio ao pó de nossos saberes!
A história na qual relataremos, não é uma história comum, daquelas que nossos pais costumavam nos contar quando crianças; mas está clavada nos anais das escrituras sagradas. Ao ler sobre a vida do profeta tesbíta, a saber, Elias que nasceu em Tesba, região da antiga Judeia (parte montanhosa no sul da Palestina).
Vamos compreender quase tudo sobre a saga do profeta até o Carmelo, onde culminam seus feitos gloriosos.
Nessa caminhada vamos nos deparar com um intruso; um mordomo até então desconhecido, se não fosse pelo seu brilhante trabalho executado na casa de seu senhor, certamente passaria despercebido diante de nossos olhos; e porque não da história bíblica. Tudo pelo seu excelente trabalho; um nobre serviçal ao qual se dispensa comentários. Pelo que o seu senhor teve a ideias de convida-lo, a irem aos campos junto as fontes das águas para achar capim, afim de saciar a fome de seus animais. Esse homem chamado Obadías, que grande figura nos encontramos nesse ser humano simples; servo do rei Acabe e Jezabel, os perversos da terra, em meio tanta devastação eis aqui uma figura ilibada.
Ele aparece no meio de uma miséria sem precedentes em Israel, em meio a um reinado que nadava em todos os estilos do paganismo e, se não bastasse isso, era também um reinado onde cultuava-se a prostituição e onde brincavam de achar-matar-exterminar-destruir os profetas do Senhor! Um mundo cão, posso assim dizer.
Mas Deus por sua graça e misericórdia nunca deixou faltar um dos seus para glorificar seu grande nome.

Objetivo Especifico. Relatar os fatos dentro de sua realidade.

Objetivo Geral. E mostrar que a obediência, não é uma posição que se ocupa, mas uma escolha que se faz!

F.T. A supremacia, não é escudo para os sábios e nem âncora para os nobres.

As lições tiradas do encontro dos diferenciados do Senhor.

Agora Elias o profeta caminha as pressas ao encontro de Acabe para anunciar o fim da grande seca. Vejamos o que a bíblia nos diz: Algum tempo depois, no terceiro ano daquela severa estiagem, o SENHOR Deus, ordenou a Elias: “Vai apresentar-te diante de Acabe. Eis que vou mandar chuva sobre a face da terra!”(I Rs.18.1). Oh! que magnifica noticia em meia tanta sequidão. É nessa caminhada rumo ao sul, que o profeta encontra-se com Obadías, o serviçal de pés almofadados, que silenciosamente cumpria grandes tarefas sem ser percebido; agora pelos campos a cumprir ordem de seu senhor. Imaginemos a cor que ficará o rosto desse nobre homem aprendiz de profeta infiltrado no palácio. Obadías quando viu que era o homem de Deus que estava vindo ao seu encontro provavelmente teve calafrios abdominais! Quando, pois, Obadías já estava em caminho, eis que Elias se encontrou com ele; e Obadías, reconhecendo-o, prostrou-se com o rosto em terra e disse: "És tu, meu senhor Elias?" (I Rs.18.7). Elias responde: Sou eu. Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui.

Elias tinha pressa em cumprir a ordem do Senhor seu Deus, mas não; sem aprender algumas lições.

Eis aqui surgimento de um nobre desconhecido e suas lições!

Primeira lição:

Obadías diminui a pressa do profeta ao começa narrar a história pelas linhas paláciais onde ele vivia, Elias o profeta sabia tudo sobre os intuito de Deus, mas não sabia nada do que era tratado no palácio; ele precisava se ater das armadilhas do palácio com relação a ele próprio. A narrativa do servo mordomo mostrava o campo minado onde o profeta precisaria pisar. "Vive o Senhor teu Deus, que não há nação nem reino aonde o meu senhor não tenha mandado em busca de ti; e dizendo eles: Aqui não está; então fazia-os jurar que não te haviam achado. Agora tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui." (I Rs.18.10).

Aplicação: Existem momentos em nossas vidas, que ouvir é o melhor remédio.

A segunda lição:

O mordomo ensina a Elias a relação de humanidade, quando ele se coloca em posição de perder sua vida; como se disse-se a Elias: "você vai cumprir a ordem do Senhor, mas se eu morrer não há problema!" Queremos deixar a bíblia mostrar a verdade aqui! E será que, apartando-me eu de ti, o Espírito do Senhor te levará não sei para onde; e, vindo eu dar as novas a Acabe, e não te achando ele, matar-me-á.(v.12) Há momentos em nossas vidas em que no arder dos desejos de cumprir a ordem de Nosso Senhor, podem colocar a nossa e a vida de nossos semelhantes em risco. Os pés-pelas-mãos. Elias não havia pensado na vida do mordomo, no qual também era seu servo.

Aplicação: Devemos fazer as coisa pra nós como se fosse pra Deus; mas nunca fazer as coisas para Deus como se fosse pra nós!

Terceira lição:

O mordomo do rei o servo de Elias, conta sua historia de conversão e sua vida de fé. Todavia eu, teu servo, temo ao Senhor desde a minha mocidade. Obadías estava dizendo ao profeta, eu tenho uma história com Deus e não é de agora! Sobrevivi as barbárie do palácio, não me curvando a baal, não me corrompi com essa cultura diabólica de Jezabel, mesmo servindo-a todos os dias. Eis minha história: Porventura não disseram a meu senhor o que fiz, quando Jezabel matava os profetas do Senhor, como escondi cem dos profetas do Senhor, cinquenta numa cova e cinquenta noutra, e os sustentei com pão e água: E agora tu dizes: Vai, dize a teu senhor: Eis que Elias está aqui! Ele me matará. E disse Elias: Vive o Senhor dos exércitos, em cuja presença estou, que deveras hoje hei de apresentar-me a ele.

Obadías sendo servo de Elias, mostra claramente a Elias que o profeta poderia ser um entre aqueles cinquenta na qual Obadías haveria arriscado sua vida sustentando com os pães do rei. Quantas noites em claro esse nobre homem não haveria passado criando estratégias para não deixar faltar nada aqueles homens toupeiras emburacados.

CONCLUSÃO.

Em qualquer circunstância, nosso Deus usará os homens e mulheres que estarão disposto a viver sua vontade. Obadías era o homem certo no lugar certo! assim como Elias o profeta certo nas circunstâncias certas.

Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.