TEMA:MINISTÉRIO DE LAGRIMAS.

 TITULO: ALEGRIA DA COLHEITA.

TEXTO BASICO. Quem sai andando e chorando enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes. Sal. 126:6.

INTRODUÇÃO.

Thomas Johannes Bach, estudante de Engenharia, caminhava por uma rua de Copenhague certo dia, quando um juvenil se aproximou dele com um folheto na mão.

- Aceita este folhetinho? - perguntou o menino. - Ele tem uma mensagem para o senhor.

Olhando para o folheto, Thomas viu que era religioso. Não estava interessado e não gostou de ter sido parado na rua por causa de um folheto.

- Por que você incomoda as pessoas com a sua religião? - quis saber ele. - Sou perfeitamente capaz de tomar conta de mim mesmo.

Como o rapazinho continuasse com a mão estendida, Thomas pegou o folheto de modo grosseiro, rasgou-o e colocou-o no bolso. O garoto virou-se e foi embora muito triste. Mas Thomas não conseguiu tirar os olhos do menino.

Dirigindo-se ao vão de uma porta, o juvenil curvou a cabeça e orou silenciosamente. Thomas observava e percebeu que lágrimas corriam pela face do menino. O coração de Thomas foi tocado. Ali estava alguém que se importara tanto com sua alma, a ponto de oferecer-lhe um folheto, e ele o havia rejeitado. A partir daquele momento, a vida de Thomas tomou um rumo diferente. Em vez de tornar-se engenheiro, tornou-se missionário na América do Sul.

Alguns, lendo acerca do método que o juvenil usou para testemunhar, podem acusá-lo de "impor" sua religião aos outros

- e talvez ele o estivesse fazendo. Alguns podem concluir que as lágrimas dele provinham de sentimentos feridos, e não de preocupação pela alma de Thomas - e podem estar certos! Mas outros ainda podem ver nas lágrimas do rapazinho um interesse genuíno pelas almas, como se estivesse clamando: "Passou a sega, findou o verão, e nós não estamos salvos" (Jer. 8:20) - e talvez estejam certos! Por que não dar ao garoto o benefício da dúvida?

Testemunhar por Cristo deve ser feito de modo cativante e inofensivo; as lágrimas derramadas devem provir de preocupação pelas almas e não de sentimentos feridos. Mas quem pode contestar o fato de que o Espírito Santo usou o testemunho do menino para ganhar uma alma para Cristo? Estamos nós fazendo a mesma coisa por Ele?

Não posso deixar de crer que no grande dia da colheita, no fim do mundo (ver S. Mat. 13:39), aquele rapazinho virá com regozijo, trazendo seu "feixe" de almas!

F.T. O ministério de lágrimas nunca será uma demonstração de fraqueza Humana, mas deve ser do amor pelas almas.

I- Benditos os que choram! Mt. 5:4 – Choro! não é qualquer choro (de chorão, de injustiçado, de doenças e dores, de hipócritas como Judas e Esaú, etc.): é o choro, primeiramente em real arrependimento e horror pelos pecados, depois o choro sensível ao coração de Deus; entendendo às reais necessidades do próximo. E do que Jesus estava falando; o  choro que esvazia a alma, para sentir-se miserável como qualquer outro ser  humano.

a) Jesus chorou de compaixão em seu ministério. Por Jerusalém,(Lc.19.41-42). Pela incredulidade dos judeus.(Jo.11.35).

As lágrimas do imaculado de Deus pela incredulidade dos Judeus, tanto em não crerem que; poderia ressuscitar a Lazaro, tal qual trazer salvação a Jerusalém.("Mas quando chegaram mais perto de Jerusalém e Ele viu a cidade lá adiante, começou a chorar. A paz eterna esteve ao seu alcance, ó Jerusalém, mas essas coisas agora estão ocultas aos seus olhos." Lc.19.41-42).A pregação do evangelho deve ter em seu conteúdo a compaixão do pregador, mesmo que essas ações sejam com lágrimas. Jesus chorou (41). A palavra eklausen subentende pranto ou choro audível, diferente do choro em Jo.11.35, onde a palavra edakrusen  significa que Ele derramou lágrimas silenciosas. A oportunidade da tua visitação (44); o período inteiro de oportunidade que lhe fora dado pela presença de Cristo na terra e Suas várias visitas àquela cidade.

b) Jeremias chorou por um povo desobediente que não deu ouvido a sua voz..(Lm.3,1).

Jeremias o profeta chora de tristeza, simplesmente pelo fato de ver Jerusalém em ruina, pessoas mortas pelas ruas. O castigo da desobediência em não dar ouvido a voz do profeta que clamou dia e noite, sendo torturado prezo em calabouço,(v,1 Eu sou o homem que viu a aflição causada pela vara do seu furor. v.8 Ainda quando grito e clamo por socorro, ele exclui a minha oração).

F.T. O ministério de lagrimas o seu final sempre será de alegria.

a) Aqueles que semeiam com lágrimas, com cantos de alegria colherão.

E necessário entendermos uma coisa aqui; tudo que fazemos por amor a Deus a recompensa vira, não importa a qual geração isso se sucedera, mas o senhor é fiel Ele honrara.
Então não deixe de acreditar, mesmo que as circunstâncias sejam todas adversas, se é Deus que esta no negocio, na hora certa tudo será revelado. Restaura, Senhor, a nossa sorte, como as torrentes no Neguebe. Os que com lagrimas semeiam com jubilo ceifarão. Quem sai andando e chorando. enquanto semeia, voltará com jubilo, trazendo seus feixes.(v.4-6).
Há uma promessa de vitória, portanto não fique desesperado. 

CONCLUSÃO.

Jesus nos alertou que nossa passagem terrena não seria nada fácil, teríamos aflições e muitas tribulações, mas alegrai-vos, Ele prometeu que estaria conosco todos os dias.

Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.