TEMA.ENTENDEU O PROPÓSITO.

TITULO. A IGREJA QUE AGRADA A DEUS!

TEXTO BÁSICO. I Ts. 1:2-8.- Sempre damos graças a Deus por vós todos, fazendo menção de vós em nossas orações, - Lembrando-nos sem cessar da obra da vossa fé, do trabalho do amor, e da paciência da esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, diante de nosso Deus e Pai, - Sabendo, amados irmãos, que a vossa eleição é de Deus; - Porque o nosso evangelho não foi a vós somente em palavras, mas também em poder, e no Espírito Santo, e em muita certeza, como bem sabeis quais fomos entre vós, por amor de vós. - E vós fostes feitos nossos imitadores, e do Senhor, recebendo a palavra em muita tribulação, com gozo do Espírito Santo.- De maneira que fostes exemplo para todos os fiéis na Macedônia e Acaia. - Porque por vós soou a palavra do Senhor, não somente na Macedônia e Acaia, mas também em todos os lugares a vossa fé para com Deus se espalhou, de tal maneira que já dela não temos necessidade de falar coisa alguma;


INTRODUÇÃO:

Estamos vivendo em tempos extremamente difíceis; essa talvez seja a melhor maneira de pensar, mas se tentarmos entrar na memoria de Paulo quanto ao seu ministério,aqueles sim eram tempos difíceis!
Havia perseguições de todos os lados,heresias,fanatismos,feitiçaria, filosofias,etc.
Claro que ao compararmos hoje, as coisas são mais sucintas,as heresias adentram nossas igrejas,trazidas por acadêmicos da própria denominação as vezes. 
Mas ante tais circunstancias,ainda existem um grupo, e podemos assim dizer que sempre haverá de existir, quem não se venda por palavras persuasivas e lisonjeiras, de alguns falastrões.
Dentro dessa contextualização,queremos traçar aqui,um perfil de igreja que agrada a Deus.Pra isso queremos usar o exemplo deixado por essa igreja: Tessalônica.
Em primeiro lugar vamos entender,porque era uma igreja que agradava a Deus!

a) Havia em seu ministério, tres características bem expressivas da razão de sua existência.

1º- Era a fé dispensada por aqueles irmão,em Cristo Jesus!
Paulo ora agradecendo a Deus pela vida deles,pela fidelidade para com Deus! Como seria bom encontrar uma igreja assim,que nos pudéssemos orar somente agradecendo a Deus pelas vidas dos irmãos,que não precisássemos disciplina-los, e até mesmo carregar alguns,por um longo período de tempo! Que não precisasse dar leitinho por um bom período! Mas somos gente! Humanos caídos! Dependemos de apoio uns dos outros, talvez esse fosse o segredo daquela igreja! E o que veremos então!

2°-Aquela igreja era movida pelo amor entre irmãos!
Uma igreja em que em seu ministério, queira agradar a Deus,tem primeiramente que aprender amar! O amor entre irmãos,é a tônica para uma vitrine transparente diante da sociedade;uma igreja em que não ha demonstração de amor em seu ministério,não agradará ninguém,muito menos a Deus pois Deus é amor.I Jo. 4.8 - Aquele que não ama não conhece a Deus; porque Deus é amor.
E quando falamos de amor não é só aquele grupinho não! É amar aqueles que não fazem parte do grupo,afim de envolve-los no grupo,para também aprender a vive-lo em amor.I Jo.4.7 - Amados, amemo-nos uns aos outros; porque o amor é de Deus; e qualquer que ama é nascido de Deus e conhece a Deus.

3°-A terceira característica daquela igreja,era a paciência!
Com essa correria do seculo vinte um,tudo que falta ao ser humano é paciência Essa é uma virtude escassa neste seculo! Mas é fruto do Espirito Santo,Gálatas 5.22 - Mas o fruto do Espírito é: amor, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança.Onde lemos longanimidade;leia-se paciência.
Uma igreja para agradar a Deus,nela tem que haver essas tres características principais.
Mas também ter que exercer suas funções sociais!
Quais seriam?
A da divulgação do evangelho!Missões em nossa linguagem contemporânea.
A igreja pode haver em seu ministério fé,amor, paciência,mas tudo que uma igreja cristã pode ter,mas se não for missionaria ela não agradará nem si própria,muito menos a Deus!A igreja de Tessalônica vivia de tal forma que ficou conhecida em outras cidades,e até países.
Hoje a inúmeras igrejas, que são conhecidas pelo nome,mas ninguém sabe o que elas fazem;nem os vizinhos.
Não queremos ser pessimistas,mas as igrejas de hoje mais divide do que soma!A um compendio de hostilidade, desvairadas de alguns que querem alto firmar-se as custas de filosofias vãs,causando divisões nas igrejas,até mesmo na teologia,causando o desvio da fé de alguns.Como que Deus encara a realidade das igrejas de hoje? Como os pastores tem feito suas orações?Será que só agradecem!Creio que não!A muitos lideres que não estão tendo tempo nem para orar.A ideia de igreja hoje é uma grande fonte de renda.
Prega-se a bíblia mas não ha vida!

CONCLUSÃO:

A igreja que agrada a Deus,é a igreja militante de Cristo!Cristo é o sumo-pastor! Esta vai amar como ele amou,vai expandir o reino de Deus com a verdade,a sua fé não se abala por filosofias vãs.
Perguntamos fazemos parte dela?
Pr. Jonatas Egídio Schmetk.

Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.