TEMA: RECONHECIDOS PELO AMOR.

TITULO: NOS PASSOS DE CRISTO.
TEXTO BASICO. Ef.3.14-19.
Obj. Especifico. E nos levar ao entendimento do verdadeiro amor.
Obj. Geral. Que eu e você, que somos salvos na pessoa de Cristo, possamos demonstrar o verdadeiro amor, na qual Ele nos amou.
Ilustração: Certa vez em uma sala de aula, uma criança indagou sua professora sobre o significado do amor. A professora então, no entusiasmo de dar uma boa resposta a aluna, pediu para que cada criança fosse ao pátio e lhe trouxesse algo que expressasse o sentido de amor para cada uma delas.
Cada criança trouxe algo para ela: então perguntou a professora a primeira criança; que trouxe você, a criança respondeu: uma flor é tão linda e cheirosa que exala amor.
A segunda criança viu uma linda borboleta e a trouxe; e disse a professora: é tão colorida que parece o amor. assim cada criança trouxe algo menos uma menininha.
Então a professora perguntou? porque ela não havia trazido nada! Ela então respondeu: vi a flor e achei tão linda e cheirosa que não quis colhe-la; também vi a borboleta tão livre voando pelo jardim que não quis apanha-la. Também vi um filhotinho caído do ninho e alegria de sua mãe quando devolvi ao seu lugar. A professora agradeceu a criança e lhe deu nota máxima, pois ela fora a única que percebera que o amor esta no coração e não em nada físico. Nos somos como aquelas outras crianças, que queremos tudo, sabemos tudo. tudo e eu, ou meu, somos ego centristas. Jesus nos alertou que só seriamos discípulos dele se amassemos uns aos outros.
F.T. Então como podemos ser reconhecidos pelo amor? Sendo imitadores de Cristo. 
I Cor.11.1.Sede meus imitadores como sou de Cristo.

I ) Os imitadores de Cristo: Andam, como Jesus andou.1Jo.2.6.Aquele que diz estar Nele, também deve andar como ele andou.

a). Andar com humildade. Fl.2.5.8. Cristo nos demonstrou verdadeira humildade, quando colocou de lado todos seus direitos e privilégios que tinha como Deus, soberano e criador, para se tornar humano e viver as aflições dos homens. Devemos como cristãos, ter essa atitude de Cristo, cravada em nosso ser, ao invés de obtermos privilégios, abrirmos mãos para servir; e como servos, agradarmos a Deus em tudo. Muitas vezes as pessoas justificam seu egoísmo, orgulho ou maldade, como tendo direito a tais sentimentos. Pensam: “Posso trapacear nesse teste, afinal mereço ser aprovado”, ou “Posso gastar todo esse dinheiro comigo mesmo — trabalhei bastante para isso”, ou ‘ Posso fazer um aborto, pois tenho o direito de controlar meu próprio corpo”. Mas, como crentes, devemos adotar uma atitude diferente, aquela que nos permite deixar de lado nossos direitos a fim de servirmos aos outros. Se dissermos que seguimos a Cristo, devemos também dizer que queremos viver como Ele viveu. Devemos desenvolver sua atitude de humildade quando servimos, mesmo se provavelmente não receberemos nenhum reconhecimento pelos nossos esforços. Será que você está sendo egoísta, agarrando-se aos seus direitos? Ou será que está disposto a servir aos semelhantes? O apostolo pôde dizer com clareza; me imitem; pois eu o conheço profundamente, tanto na alegria de servi-lo, também intrínseca nas marcas do meu corpo, obtidas por prisões. Afirmação do (vs,1 a 4).O amor de Cristo por mim, é o mesmo amor que sinto por vocês. Essa também deve ser nossa decisão.
b ) Andar com sinceridade.Ef.3.14. Por esta causa me ponho de Joelhos perante o pai. Aqui estão as marcas de um cristão sincero. Estes versículos expressam a essência da oração de Paulo pelos cristãos efésios. Ele reconhece Deus como Pai e a posição de Deus como o grande Criador e Sustentador de todas as coisas. O apóstolo não pede provisão material para esses cristãos, mas que eles sejam corroborados com poder pelo seu Espírito no homem interior (v. 16), ou seja, que sejam fortalecidos no íntimo de seu ser, espiritualmente. Cristão sinceros oram uns pelos outro, carregam as cargas uns dos outros, e não fazem julgamentos, nem de gregos, bárbaros ou judeus. Foi esse o andar de Jesus; em sinceridade. Como esta sendo nossa caminhada? A oração de um cristão sincero e manifestada nos céus para o céu. Ela não aponta para coisa mas para eternidade.
c ) Andar em amor. Ef.3.17. para que Cristo habite em vossos corações mediante a fé; e oro para que serem arreigados e alicerçados em amor. Paulo deseja que eles compreendam a largura, e o comprimento, e a altura, e a profundidade do amor de Deus e possam conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento (v. 18,19), para que sejam cheios de toda a plenitude de Deus. O apóstolo encerra com uma bela declaração de como ele vê a obra de Deus nos cristãos (v. 20,21). Esse é um excelente modelo de oração em que todos os cristãos poderiam basear-se quando estivessem orando pelos outros. A maior expressão de amor de um cristão; e quando ele dobra seus joelhos em favor de alguém, a importância e tanta que foi a única coisa que os discípulos pediram a Jesus,(Senhor ensina nos a orar.Lc.11.1). O apostolo Paulo ainda enfatiza (ITs.5.17.Orai sem cessar).E reafirmamos que ela deve ser aplicada com amor aos inimigos e perseguidores ( Mt.5.44).A maior expressão de sentimento de um cristão é o amor! Foi isso que o imaculado do Senhor veio nos ensinar.  O amor de Cristo e tão grande que vai além de nosso entendimento. Mas Cristo em nos, faz com que esse amor transborde, para sermos cheios da plenitude de Deus. Isso também implica na abundância de dons que procedem dele.

II- Os imitadores de Cristo; exaltam a Deus com cânticos de adoração. Ef.3.21.A Ele seja a gloria na igreja e em Cristo Jesus, por toda geração e por toda eternidade Amém.
 
a) Louvam pela criação. Ef.1.6.Para o louvor da sua gloriosa graça, a qual nos outorgou gratuitamente no mamado.«...a ele...»Deus Pai é o objeto desta doxologia, porquanto ele é a origem de toda a vida e de todo o bem-estar, tanto agora como na eternidade. O salmista revela que os céus declaram a gloria de Deus..(Sl.19.1) «...a ele seja a glória...» No original grego, «glória» é «doksa», que significa «louvor», exaltação por meio de palavras, embora também inclua aquela exaltação de Deus que se deriva da vida dos remidos. Essa concretização do mistério da vontade de Deus faz a igreja ser um «louvor vivo». Deus deseja mais do que meramente os nossos louvores de lábios. Que verdadeiramente nossas vida sejam para louvor de sua gloria. A vida devota ao ser amado, sempre terá um louvor em seus lábios.
b) Louvam pela salvação. Ef.1.3-4.Bendito seja o Deus e pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nas regiões celestiais em Cristo. Porquanto, Deus nos escolheu nele antes da criação do mundo para somos santos irrepreensíveis em sua presença...O Apostolo começa e encerra esses conselhos aos Efésios com uma oração em cântico de adoração. Esta passagem é a segunda de duas orações registradas em Efésios. A primeira encontra-se em Efésios 1:15-23 e enfatiza o esclarecimento, enquanto esta enfatiza a capacitação. Não se refere tanto ao saber, mas sim ao ser. É uma questão de apropriar-se, pela fé, do que Deus tem para nós e de fazer disso uma parte essencial da vida. Paulo está dizendo: "Quero que tomem posse de sua riqueza, percebam como ela é imensa e comecem a usá-la".
CONCLUSÃO.
Vamos começar a usar nossas riquezas espirituais, abrindo o coração para o Espírito Santo e seguindo o exemplo de Paulo, pedindo força para o ser interior, a fim de alcançar uma nova profundidade no amor de Cristo, crescer em compreensão e experimentar a plenitude espiritual. "Nada tendes, porque não pedis" (Tg. 4.2).
Os verdadeiros cristãos são reconhecidos pelo amor porque andam como Jesus andou.
Nosso andar Andar de modo digno de nosso chamado - a unidade do corpo (Ef 4:1-16)
Andar em pureza despir-se da mortalha (Ef. 4.17- 5.17)
Andar em harmonia (Ef. 5.18 - 6:9)
Andar em vitória (Ef. 6:10-24)

Comentários

Palavras pregadas

TEMA: PORQUE DEVO FAZER MISSÕES?

TEMA:OS CINCO GRUPOS DE SEGUIDORES DE JESUS.

TEMA:QUANDO A TRAGÉDIA NOS ATINGE.