TEMA. DÓ, PODER E PÓ.
O ser humano é impressionante na arte e na criatividade; são exímios em construções modernas e suas invenções monumentais espetaculares. Mas com tudo o orgulho, e pompa e alta capacidade criativa; jamais poderão recriar uma rocha em toda sua totalidade, ou seus sedimentos mais refinados como areia do mar. Podemos até fazer analise da água, determinamos suas porcentagem químicas como H2O,mas não conseguimos, juntar gotículas de brumas aos milhares de milhares, e torna-lo na imensidão do oceano. Mesmo assim a vaidade dos homens continua, e os desejos pelo poder, anseios por estar sempre a cima; a procura de um grau mais elevado. Por vezes somos surpreendidos a ponto de ficarmos impressionados com algumas lideranças religiosas que teimam em pender para as tendência pouca altruísta, colocando-se muito a cima de seus liderados, sentindo-se intocáveis. Homens com coração dominados pela ganância e negócios dessa vida. Coisas antigas. Moisés encontrou essa falta modéstia no palácio de Faraó, quando esse zombando de Moises e seu Deus. Faraó achou-se muito superior, a ponto de questionar Moises sobre esse Deus.(Ex.5.2).Quem é o Senhor, para que eu ouça a sua voz e deixe ir Israel? Não conheço o Senhor, nem tão pouco deixarei ir Israel. Pobre homem! O final de Faraó todos conhecemos! A maior hipocrisia dos homens é desafiar magnitude de Deus; o salmista se refere a estes como néscios,(Sl.53.1).Primeiro porque eles dizem que não há Deus. A muitos néscios com a bíblia nas mãos. Por essa razão acham-se superior aos seus semelhantes, ou simplesmente pelo fato de ter mais conhecimento, ter construído uma vida cheia recursos financeiros. Essa era a imagem da cidade de Corinto. Embora isso não signifique nada, mas para os coríntios isso fazia com que se achassem melhores, Paulo desafiou-os a examinar sua própria congregação e perceber que a maioria deles não vinha das classes altas, mas dos humildes do mundo. Paulo atacou o orgulho que era a causa de divisões ao comparar o homem com Deus (1 Cor 1.20-25). Depois, ao comparar a Igreja com o mundo ao seu redor (1 Cor 1.26-31). Ambos os argumentos revelam a grandeza da sabedoria de Deus ao salvar os desprezíveis do mundo para que ninguém tenha em que se apoiar para se vangloriar. Sábios se refere aos filósofos gregos; poderosos se refere às pessoas influentes e com poder político e nobres inclui todas as classes altas formadas por aristocratas. A maioria dos coríntios vinha das classes baixas.
O Apostolo retrata bem, mostrando o que era tão sublime para eles; era lixo para Deus. Quais as nossas pretensões? E buscarmos uma prerrogativa melhor para nos hoje que conhecemos a bíblia como infalível e os ensinamentos do Apostolo, em outros aspectos; buscaremos a partir de então, entender o que era a loucura de Deus, citada pelo Apostolo, e desnudar a luz das escrituras.
Objeção. Is.55.8-9.Porque os meus pensamentos não são vossos pensamentos, nem os vossos caminhos os meus caminhos, diz o Senhor. Porque, assim como o céu é mais alto do que a terra, assim são os meus caminhos mais altos do que vossos caminhos, e meus pensamentos mais altos do que vossos pensamentos.
Observaremos a partir de então as escolhas divinas.
I- Escolhas a partir da ótica de Deus.
A- Para linhagem messiânica, Deus escolheu uma prostituta. Js.1.2. Mt.1.5.
Deus sempre trabalhou no decorrer da história, mostrando compaixão e misericórdia. Seu objetivo maior era transferir isso a humanidade, misericórdia e compaixão, que o homem perdeu no Éden. Mesmo assim, nós relutamos contra os comportamento de alguns. Imagine você chegando ne sua comunidade, e ver aquela que ontem, era uma mulher de prostituição, fazendo as vezes de recepcionista, com belo sorriso ela a(o) cumprimenta. E logo corre noticias, que em breve, está será a futura esposa do regente do coral. Quais seriam as reações dessa comunidade? Tratando-se de uma sociedade ocidental, que nasce com poder de juízo, ou invés de justiça, logo estariam feitas as divergências, uma sociedade onde maioria usam pedras ao invés do bálsamo da cura. Interessante que é nessa linha inversa que a bíblia trata as histórias da humanidade caída. Pecadores(as),transformados em heróis da fé. O proposito é nos mostrar as misericórdias de Deus, Raabe era uma prostituta, a bíblia não omite isso, mas estava na história dentro de um projeto de Deus na linhagem do messias. O texto de Josué diz que: "Js.2.1.b.Eles partiram, e encontraram hospedagem na casa de uma prostituta chamada Raabe, e ali foram abrigados e passaram a noite." O estar na casa da prostituta gerou salvação a ela e sua família. tanto que a carta aos hebreus a cita Hb.11.31.Pela fé Raabe, a meretriz, não pereceu com os desobedientes, tendo acolhido em paz os espias. A loucura de Deus, não é intendida pelo que se acham sábios, porque os sábios desse mundo, são egoístas. Quantas Raabe são expulsa de nossas comunidades, e porque não dizer que há milhares de Raabes esperando por espias do evangelho para resgata-las. Mas não, o salmos de numero um deve prevalecer, elas que vão para o inferno, esses são os sábios de nossos dias! A hipocrisia é imperialista por vezes, em nossos meios.
Aplicação. Quem sabe você que esta aqui; não é uma dessas Raabe; ou que esta sendo desprezada por ter sido uma Raabe! Saiba que Deus ama incondicionalmente qualquer pecador, e espera ansiosamente por uma atitude de fé.
B- Para abrir o caminho do Messias Deus escolheu um profeta do deserto. Lc.3.1-3.
Deus escolheu um profeta do deserto, João Batista, que se alimentava de coisas estranhas e se vestia mais estranho ainda, para anunciar o inicio do ministério terreno de Jesus. Para os religiosos da época era uma aberração, mas a sua forma de pregação e seu comportamento chamará atenção de muitos que vinham ver suas locuções as margens do Jordão. Mas esse profeta diferente; tinha uma virtude chamado Espirito de Deus, ele pregava o que ouviu de diretamente de Deus.(v.3b). veio a palavra de Deus a João, filho de Zacarias, no deserto. Ele não era um aventureiro qualquer, ele era a marca mais sublime que a loucura de Deus, e suas escolhas transforma gerações. O seu poder e autoridade, iluminaram os olhos de quem estava na mais negra escuridão religiosa da época." Raça de víbora!" "Arrependei-vos!" João apontara pra situação deles, e mostrou o caminho para se tornarem melhor.
Aplicação. Deus não escolheu João Batista, pelo lugar em que estava, pelo que comia ou vestia, Deus havia escolhido em sua presciência; assim com cada um de nós. João apenas ouviu a voz de Deus. E você, qual voz tem ouvido?
C- Para disseminar o Reino do Messias, Deus escolheu um assassino para Apostolo.At.9.1-5.
O proposito de Deus, sempre confundiu os mais desavisados, a ponto de causar pavor em alguns! Imaginem, alguém bater em sua porta, e você vai atender e o assassino de seu irmão? Qual seria a sua reação! Foi um homem assim que Deus o colocou para disseminação do seu evangelho. O que aconteceu com esse homem, quando Deus em sua infinita misericórdia o encontrou indo para Damasco? Jesus lhe aparece e sua visão humana é ofuscada pela luz divina, a visão do mundo agora é ceifada, cegueira, "dó, poder e pó!" Mas Deus providenciou a Judas para abriga-lo, e enviou Ananias para resgata-lo, Espirito Santo agora mediava; Ananias temeu! Mas Deus trabalha o interior e a mente, quando a graça alcança, iluminando as mentes modifica também o coração. Ananias cumpre a ordem do Espirito santo; então, Damasco que iria ser sacudida pela fúria de um homem raivoso, agora é sacudida pelo poder operante de Cristo em sua vida de um homem salvo. Isso parece loucura! Mas é real. Mesmo assim consequências e crises vieram. A transformação de Saulo para Paulo, foi entre ele e o bem de transformação; a sociedade e os outros Apóstolos não tinham conhecimento dos fatos, os rumores haviam se espalhados, ainda o medo pairava sobre eles; embora destilassem admiração. Atos.9.21.Ora, todos os que o ouviam estavam atônitos e diziam: Não é este o que exterminava em Jerusalém os que invocavam o nome de Jesus e para aqui veio precisamente com o fim de os levar amarrados aos principais sacerdotes?(v.26).E, quando Saulo chegou a Jerusalém, procurava ajuntar-se aos discípulos, mas todos e temiam, não crendo que fosse discípulo. Eis aqui o maior exemplo de loucura; Deus o escolheu antes de ter nascido: o próprio apostolo menciona isso Fl.3.5.6. Ele diz: circuncidado no oitavo dia de vida, filho da descendência de Israel ,da tribo de Benjamim, hebreu de hebreus; quanto a lei fui fariseu; quanto ao zelo, perseguidor da igreja; quanto a justiça que há na lei; irrepreensível. Mas agora cabia o homem Saulo fariseu e perseguidor, a restruturação de seu caráter e a construção da expansão do reino de Deus em Cristo.
Aplicação. E isso que acontece dentro do projeto de Deus, os homens não entendem, o que Deus faz; parece loucura, não há explicação e não deve ser explicada. Como pode alguém em sã consciência se entregar para ser crucificado? Foi o que Jesus fez por nós! Isso parece loucura, mas Ele o fez em meu e seu lugar. Deus escolheu as coisas vis do mundo, que é eu e você, Raabe, Paulo, João Batista entre outros mais; para que a exaltação seja d'Ele somente.
CONCLUSÃO.
Te tudo que se chama vil, Deus o transformou em vaso de honra para sua gloria!
Deus escolheu você, não importa o que fez ou faz, você é escolhido, o que fará em saber disso agora?
O que temos, e conhecemos não significa nada para Ele. Somos d'Ele.
Fomos transformados em Cristo, somos tudo para Ele. A Ele a Gloria para todo sempre! Amém!
Comentários
Postar um comentário