TITULO.PERDÃO E JUSTIFICAÇÃO.
TEXTO BASICO. Sl.32.Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não atribui a iniquidade, e em cujo espírito não há dolo.
INTRODUÇÃO.
A maioria das pessoas faz julgamento pela aparência, e por essa razão sempre estão erradas em seus conceitos. Os julgamentos humanos são falíveis. Não julgueis, para que não sejais julgados. Pois com o critério com que julgardes, sereis julgados; e com a medida com que tiverdes medido vos medirão também. S. Mat. 7:1 e 2. A Bíblia Viva traduz a primeira parte desse texto da seguinte maneira: "Não critiquem, e assim vocês não serão criticados!" Em geral isso pode ser verdade, mas há exceções. Algumas pessoas que nunca condescendem com a crítica aos outros, são criticadas pelos outros assim mesmo. A Bíblia na Linguagem de Hoje diz: "Não julguem os outros para não serem julgados por Deus". Isso está mais próximo da verdade, mas acho que a Edição Revista e Atualizada tem o melhor texto.
Entrando por essa linha, lembro me de uma história que lemos que era um dos casos mais incríveis de julgamento errado de que já ouvi falar, foi feito por Honoré de Balzac, o prolífico romancista francês. Além de escrever romances, ele se considerava um perito em grafologia - o estudo (não, não é ciência) de textos escritos à mão para determinar o caráter e a personalidade de uma pessoa.
Certo dia, uma senhora levou ao grande escritor um caderno que continha uns rabiscos infantis. Pediu que ele os analisasse.
Depois de esquadrinhar cuidadosamente o texto, o culto homem concluiu que a criança era mentalmente retardada; mas ele quis ser diplomático e perguntou: - A senhora é a mãe da criança? - Não, eu não tenho laço nenhum de parentesco com ele - respondeu a senhora.- Ótimo.
A testa de Balzac enrugou-se. Ele perguntava a si mesmo: "Como posso ser bondoso e ainda assim contar a verdade?" A franqueza venceu : - A escrita dessa criança dá todos os indícios de imbecilidade. Temo que o menino nunca se torne grande coisa na vida, se é que vai ser alguém.
- Mas, senhor - protestou a mulher - esses rabiscos são seus. O senhor não reconhece a letra? Esse caderno foi seu, quando frequentava a escola de Vendôme. Balzac evidentemente não conseguiu reconhecer a própria letra!
Temos visto grafólogos fazerem fascinantes e espertas "adivinhações" - e acertarem. Mas também já tive oportunidade de ver erros deles. Os julgamentos humanos são falíveis e isso é especialmente verdade no que se refere aos motivos. Só Deus pode ler o coração; você e eu não podemos ( I Sam. 16.7 O Senhor, contudo, disse a Samuel: "Não considere a sua aparência nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração".). Não é surpreendente, portanto, que condenemos a nós mesmos quando julgamos os outros em questões nas quais não somos competentes. Apostolo Paulo escrevendo ao coríntios;(I.Cor.11.31-32.Mas, se nós nos julgássemos a nós mesmos, não seríamos julgados; quando, porém, somos julgados pelo Senhor, somos corrigidos, para não sermos condenados com o mundo).
F.T. A BENÇÃO DE SERMOS JULGADOS POR DEUS.
I- Abençoado é aquele cujo transgressão é perdoado.
a) A verdadeira bem-aventurança consiste na remissão de pecados e purificação
do coração.vs.1, 2.
No salmos 51.17."Ele o salmista Davi, afirma que um coração quebrantado e contrito Deus não rejeita."
A como é bom sabermos que temos um Deus tão amoroso e misericordioso, que não leva em conta o tempo das nossas transgressão. Mas se existe uma ação de perdão, é porque houve uma transgressão; e a transgressão é a responsável pelo afastamento da presença de Deus.
a1) Vamos entender o que é transgressão: Transgressão , פשע pesha. E ultrapassar um limite, existe uma fronteira na qual, não poderia ser ultrapassado. Portanto ao furar essa barreira, o individuo se torna transgressor.
Efésios 2.1 mostra como é grave transgredir os mandamentos de Deus: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nas vossas transgressões e pecados." As palavras transgressão e pecado podem ser usadas de forma intercambiável, e é possível que Paulo use os dois termos aqui para dar ênfase ou para se referir a todos os tipos de pecados. Também pode ser que o pensamento em Efésios 2:1 seja que, embora todos sejam culpados do pecado herdado por meio de Adão (
Rm. 5.12), também somos culpados de transgressões individuais contra a lei de Deus. Seja qual for a interpretação, as Escrituras dizem que todos nós somos transgressores. O salmista entendeu que havia cruzado uma fronteira que lhe não era permitido, assim como nós, por vezes estamos sendo atraídos a furar essa fronteira.
Aplicação. As atrações mundanas podem estar no limite fronteiriços para nossa transgressão.
a2) Vamos entender o pecado: Pecado, חטאה chataah. Pecado é errar o alvo, e ao mesmo tempo fere a santidade de Deus. O salmista Davi, dando instruções, via Salmo ; assim chamado como eminência, porque é calculado para dar a mais alta instrução relativa à culpa do pecado e à bem-aventurança do perdão e da santidade ou justificação e santificação. Is.59.1-2.A razão pela qual o SENHOR não socorre Seu povo, apesar de seus cultos religiosos (
Isaías 58:3), não é falta de poder de Sua parte, mas por causa de seus pecados (
Isaías 59:1-8);
Isaías 59:9-15 contém sua confissão;
Isaías 59:16-21, a consequente promessa do Messias. A lição do salmista, está em aceitar a confrontação e cair em desespero pela busca de perdão. E ao ser perdoado compreende o valor da justificação.
Salmos 32:1. Bem-aventurado é cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto.
Eu acho que ouço uma espécie de suspiro de alívio, como se o homem tivesse sobrecarregado com uma carga de culpa, e agora finalmente seu pecado é afastado; e seu suspiro tem mais alegria solene do que se fosse uma música: «Bem-aventurada é cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto. »Amado, você deve conhecer a amargura do pecado, antes que você possa conhecer a bem-aventurança do perdão; e você deve ter um pouco de pecado, como vai quebrar seu coração antes de você entender a bem-aventurança da cobertura divina, aquele cofrequinho sagrado que esconde o pecado de forma eficaz, mancha, e até mesmo deixa de ser. «Abençoado é ele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto. »Você não pensaria assim, querido coração sobrecarregado, se chegasse ao seu lote?
Espero que seja tão esta noite. Não pensamos assim, que lembram o dia em que a misericórdia Todo-Poderosa nos perdoou nossa transgressão e cobria nosso pecado? Na verdade, fazemos.
Esta é uma das maiores bem-aventuranças do céu. Talvez, por uma espécie de melodia ainda macia com grande parte do menor, esta é a música mais doce de todo o livro, «abençoado é ele cuja transgressão é perdoada, cujo pecado é coberto.
Aplicação. Talvez sua taxa de pecado, sobre pujo coração enegrecido e sobrecarregado palpite em se desvencilhar diante do Todo Poderoso nessa hora, não excites.
CONCLUSÃO.
Que a nossa oração nessa noite seja: Senhor, se tiras o maior de todos os problemas, isto é, culpa na consciência, se Tu realmente me perdoou, que dificuldade ter medo de ter medo? «Tu terás me preservado de problemas. ». Nisto consiste a benção de ser perdoado.
Comentários
Postar um comentário