TEMA. DE CARVÃO A DIAMANTE.
TITULO. A ORAÇÃO QUE MUDOU SUA HISTÓRIA.
TEXTO BASICO. I.Cr.4.9-10. E foi Jabez mais honorável do que seus irmãos; e sua mãe chamou o seu nome de Jabez «aflição», dizendo: Porquanto com dores o dei à luz. Porque Jabez invocou o Deus de Israel, dizendo: Se me abençoares muitíssimo, e meus limites ampliares, e a Tua mão for comigo, e fizeres que do mal não seja eu afligido! E Deus lhe concedeu o que Lhe tinha pedido.
INTRODUÇÃO. O Dr. William Moon, conhecido por inventar um alfabeto em alto relevo para pessoas que ficaram cegas depois de adultas, e por ter fundado a Sociedade Moon, era cego também. Desde a sua juventude, dedicou a vida ao trabalho em favor dos desprovidos da visão. No verão de 1852, sua organização encontrou-se em aperto financeiro por causa de uma dívida de 22 libras esterlinas que ele havia contraído em conexão com seu trabalho.
Poucas horas antes de encerrar-se o prazo final para o pagamento, o Dr. Moon orou para que se abrisse uma porta e ele pudesse pagar a conta em tempo. Parecia que sua oração não seria atendida. Mas às 4 horas da manhã do dia-limite, uma senhora cega que morava em Brighton não conseguia dormir e, para passar o tempo, começou a ler o Salmo 34 pelo alfabeto do Dr. Moon. No versículo 6, ela leu as seguintes palavras: "Clamou este aflito, e o Senhor o ouviu."
Repentinamente, ela sentiu que o Dr. Moon precisava de dinheiro para levar avante a sua obra. Assim que amanheceu, ela vestiu-se, foi ao seu cofre e tirou uma nota de cinco libras. Mas teve o pensamento de que aquilo não seria suficiente, de modo que tirou mais três notas de cinco libras. Colocou-as em sua bolsa, que já continha duas moedas, e encaminhou-se à casa do Dr. Moon.
Depois de ser conduzida ao escritório dele, a senhora perguntou-lhe se ele estava tendo dificuldades financeiras relacionadas com o trabalho. Antes de receber aquela visita, o Dr. Moon havia decidido não contar a ninguém o seu problema, a não ser ao Senhor. Portanto, quando aquela senhora lhe fez a pergunta, ele hesitou em responder. A senhora estendeu a ele a bolsa, dizendo que seu conteúdo era para ser usado conforme ele achasse necessário. Podemos imaginar a surpresa do Dr. Moon ao descobrir que aquela bolsa tinha a quantia exata de que ele precisava para pagar sua dívida naquele dia.
PROPOSIÇÃO.I.Sm.12-23 E quanto a mim, longe de mim que eu peque contra o SENHOR, deixando de orar por vós; antes vos ensinar.
F.T. DEVEMOS ORAR, ATE DEUS TRANSFORMAR NOSSAS VIDAS.
I-Jabez orou ao Senhor.
a) Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.Sl.51.17.
Sabemos que Jabez foi um dos homens da bíblia, que Deus respondeu sua oração conforme o pedido feito, ele fez um petição ao Deus de Israel. Uma suplica de reconhecimento de suas limitações ao Deus supremo, sabendo de suas misericórdias e poder para transformar sua causa em benção. A pouca informação que temos, que ele era um homem pertencente a tribo de Judá; isso é tudo que temos sobre ele. O texto trata de uma genealogia, que para abruptamente para mencionar Jabez e sua poderosa oração. Ele teve esse nome, por ter causado muitas aflições a sua mãe.
O escritor de crônicas, não pode deixar de observar esse milagre narrado no vs.9-10. Se existe algo em Deus pela qual ela se importa, e com nossas orações; Apocalipse fala do anjo que apresenta as orações dos santos diante de Deus. Apóc.8.3,b. Apc.8.3A ele foi entregue grande quantidade de incenso para oferecer com as orações de todos os santos sobre o altar de ouro diante do trono. A nossa vida de oração deve ter os mesmos anseios que os discípulos tiveram ao pedirem a Jesus. "Ensina-nos a orar"Lc.11.1.Mas também precisamos ter o cuidado de não ser incoerente como os hipócritas. Mt.6-7.Mas tu, quando orares, entra no teu quarto e, fechando a porta, ora a teu Pai que está em segredo; e teu Pai, que vê em segredo, te recompensará. E, orando, não useis de vãs repetições, como os gentios; porque acha que pelo seu muito falaremos ouvidos. A oração não tem modelo, mas postura, conduta, coração, humildade e quebrantamento. E o que vamos aprender com Jabez.
II- Jabez orou fazendo dois pedidos especifico a Deus.
a) Amplie meu termos.
O pedido de Jabez a Deus foi ousado e demonstrou sua confiança no Senhor. Ele iniciou sua oração com as palavras: “Abençoa-me”, reconhecendo que toda boa dádiva vem de Deus.
As bênçãos esta nas mãos de Deus. Jabez sabia que somente o Senhor poderia conceder as bênçãos necessárias para sua vida, tanto materiais quanto espirituais. Ele nos ensina que é correto buscar as bênçãos divinas, desde que estas sejam para honrar a Deus e cumprir com os seus propósitos.
Depois, Jabez pediu: “Aumenta as minhas terras”, expanda meus termos; expressando seu desejo de crescer. Esse pedido não era apenas material; ele também buscava crescimento espiritual e mais responsabilidade diante de Deus. Jabez mostrou estar disposto a enfrentar novos desafios e a cumprir a vontade de Deus. Esse pedido lembra a promessa feita a Israel: se fossem fiéis, Deus ampliaria suas fronteiras (Êxodo 34:24 Porque eu lançarei fora as nações de diante de ti, e alargarei as tuas fronteiras; ninguém cobiçará a tua terra, quando subires para aparecer três vezes no ano perante o Senhor teu Deus.).Esse é o principio básico, Daniel orava três vezes ao dia. "Quanto tempo temos orado?"
b) A tua mão me livre do mal.
Nos faz lembrar a oração ensinada por Jesus. Livra nos do mal(Mt.6.13.).Jabez seguiu com o pedido: “Que a tua mão esteja comigo”, mostrando sua dependência de Deus. Assim como Moisés disse que não seguiria sem a presença do Senhor (Êxodo 33:15“Se não vieres Tu mesmo, não nos faças sair daqui.), Jabez sabia que sem a ajuda de Deus, nenhuma conquista teria valor.
Por fim, ele pediu: “Guarda-me de males e livra-me de dores”, pedindo proteção contra o mal e as dificuldades. Essa parte de sua oração reflete uma total dependência de Deus, alinhada ao ensino de Jesus: “Livra-nos do mal”. Na qual citamos a cima. A oração de Jabez é curta, mas cheia de significado. Ela nos ensina que orar com fé, humildade e ousadia. Este relato demonstra que Deus ouve nossas orações e responde conforme Sua vontade perfeita, como ocorreu com Jabez: “E Deus atendeu ao seu pedido” (1 Cr.4.10).
II- Jabez foi mais honrado, que seus irmão.v.9.a.
a) As ações que o tornaram honrado.
Buscar-me-eis e me achareis, quando me buscar dês de todo coração,Jr.29-13.Foi isso que o tornou mais ilustre que seus irmão. A sua oração, simples com pouca palavras, mas assertivas; acertou em cheio o coração de Deus a ponto de Deus lhe conceder tudo a que se foi pedido. A honra mesmo quando vem de pessoas, e não signifique nada, tanto que Apostolo Paulo ensina: A quem honra, honra!Rm.13.7.Quando esta vem do Senhor, é porque o honramos. Honra o senhor teu Deus! Mandamento! Foi a atitude de Jabez. Jabez orou com fé.Tg.5.16.b.A oração do justo pode muito em seu efeito. Mais o que nos chama atenção e a parte (a) do versículo. "Confessai as vossas culpas uns aos outros, e orai uns pelos outros, para que sareis." Jabez era limitado fisicamente, não sabemos qual era sua limitação, mas seu coração e sua alma, estava muita sadia e reverente diante do Todo Poderoso Deus de Israel.
b) A oração de Jabez nos ensina que:
Podemos buscar mais de Deus - Não é errado pedir bênçãos, desde que sejam para glorificar a Deus.
Deus se importa com os detalhes - Jabez apresentou seu coração com clareza, mostrando fé em Deus.
A presença de Deus é essencial - Assim como Jabez pediu para que a mão de Deus estivesse com ele, precisamos depender de Deus diariamente.
Deus responde orações - Mesmo quando nossas circunstâncias parecem difíceis, como no caso de Jabez, Deus tem poder para transformar vidas. Ele ouve e responde as nossas orações.
CONCLUSÃO.
Deus em sua grandeza e poder, nunca deixou de ouvir nenhuma oração, mas as resposta vira conforme a sinceridade de nosso coração.
Jabez nos mostra que Deus sempre atentará e retribuirá um coração sincero.
Que Deus nos ajude a sermos sinceros diante d'Ele.
Comentários
Postar um comentário