TEMA.A FUGA DO EU!
TITULO.A FALÊNCIA QUE TODO CRENTE DEVERIA DECRETAR.
TEXTO BASICO. Fl. 3.3-8.Porque os que receberam a verdadeira circuncisão fomos nós, e não eles. Nós adoramos a Deus por meio do seu Espírito e nos alegramos na vida que temos em união com Cristo Jesus em vez de pormos a nossa confiança em cerimônias religiosas como a circuncisão. É verdade que eu também poderia pôr a minha confiança nessas coisas. Se alguém pensa que pode confiar nelas, eu tenho ainda mais motivos para pensar assim. Fui circuncidado quando tinha oito dias de vida. Sou israelita de nascimento, da tribo de Benjamim, de sangue hebreu. Quanto à prática da lei, eu era fariseu. E era tão fanático, que persegui a Igreja. Quanto ao cumprimento da vontade de Deus por meio da obediência à lei, ninguém podia me acusar de nada. "No passado, todas essas coisas valiam muito para mim; mas agora, por causa de Cristo, considero que não têm nenhum valor." E não somente essas coisas, mas considero tudo uma completa perda, comparado com aquilo que tem muito mais valor, isto é, conhecer completamente Cristo Jesus, o meu Senhor. Eu joguei tudo fora como se fosse lixo, a fim de poder ganhar a Cristo
INTRODUÇÃO.
Vivemos uma vida impulsionada pelo capitalismo, por razões somos laçados e nos perdemos nesses emaranhados da luta pela sobrevivência. Quanto de nossas vidas cristãs sobra apenas às idas e vindas aos cultos semanais que não somam quase nada em nosso crescimento espiritual. Quando das ações da família nuclear, já não há muita comunicação, pois cada qual foge para seu arredio de trabalho, então os cultos domésticos não existem mais faz algum tempo. Paulo traz a nós um ensinamento fantástico, de como devemos viver a nossa vida cristã, sem embaraçar-se com coisas dessa vida. Ele fala da falência da vida depois que conheceu a Cristo, dando-nos uma relação de sua herança religiosa.
I-VANTAGENS ECLESIÁSTICAS.
“Circuncidado ao oitavo dia”(v.5;cf. Lv.12.3).Paulo teve o privilégio do povo da aliança desde sua infância. Se perguntarmos: ”Qual a utilidade da circuncisão? ”temos a resposta de Paulo:” Muita, sob todos os aspectos. Principalmente porque aos judeus foram confiados os oráculos de Deus”. Rm. 3.1-2.
II- VANTAGEM NACIONAL.
Paulo pertencia à verdadeira linhagem de Israel, o povo que tem a lei de Deus: os patriarcas, os profetas e toda tradição judaica.
III-VANTAGEM ANCESTRAL.
“Da tribo de Benjamim” Apesar de não pertencer á tribo real de Judá, Paulo pertencia a tribo que produziu o primeiro rei em Israel, e que tinha Jerusalém em seu território, e que mais resistiu a cultura pagã.
IV. VANTAGEM PARENTAL.
Hebreu dos hebreus, isso significa que os pais de Paulo eram judeus de linhagem piedosa, filho de quem conhecia e buscava atender os requisitos do Deus de Jacó.
V- VANTAGEM RELIGIOSA.
“-quanto à lei, fariseu”. Pertencia o grupo de pessoas mais fiel à lei mosaica- “a seita mais severa da nossa religião” segundo citou em Atos 26.5. Sua preocupação foi viver em acordo com os mínimos detalhes da lei do Senhor, e podia afirmar; ”quanto a lei, irrepreensível”(v.6).De fato era extremo zeloso pela sua religião, que o que fazia com relação a perseguição os crentes da época era do agrado do Senhor.
Mas quando Paulo encontra-se com Cristo inda a Damasco, e vê a manifestação de seu poder que o derruba por terra, caí junto a sua filosofia judaica de ver as coisas de Deus também. Tudo aquilo que pra ele era privilégio passou-se a ser como esterco, pois Cristo o qual encontrará era a melhor coisa que podia ter.
CONCLUSÃO.
Estamos em uma época em que lideres religiosos já não se conformam mais com seus respectivos títulos que carregam, aliás, é da cultura brasileira gostar de títulos. As pessoas tentam viver no meio da sociedade tentando se beneficiar pelos seus respectivos títulos. Paulo nos ensina que seguir em fazer a vontade de Cristo, nos despoja de tudo aquilo que somos ou carregamos. O Dr. Saulo, o fariseu exemplo de fidelidade à lei mosaica, mudou seu nome para Paulo por amor a Cristo. Deixou de lado os direitos sociais para sendo preso, torturado e morto, pregar os direitos do reino de Deus. Decretou a falência de toda suas regalias por amor a Cristo. Gl. 2.20. E não mais vivo eu, mas Cristo vive em mim.
Comentários
Postar um comentário