TITULO. O QUE É SER PASTOR?
TEXTO BÁSICO.II TIMÓTEO 2.1 Tu, pois, meu filho, fortifica-te na graça que há em Cristo Jesus; 2 e o que de mim ouviste de muitas testemunhas, transmite-o a homens fiéis, que sejam idôneos para também ensinarem os outros. 3 Sofre comigo como bom soldado de Cristo Jesus. 4 Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra.5 E também se um atleta lutar nos jogos públicos, não será coroado se não lutar legitimamente.6 O lavrador que trabalha deve ser o primeiro a gozar dos frutos.7 Considera o que digo, porque o Senhor te dará entendimento em tudo.8 Lembra-te de Jesus Cristo, ressurgido dentre os mortos, descendente de Davi, segundo o meu evangelho, 9 pelo qual sofro a ponto de ser preso como malfeitor; mas a palavra de Deus não está presa. 10 Por isso, tudo suporto por amor dos eleitos, para que também eles alcancem a salvação que há em Cristo Jesus com glória eterna. 11 Fiel é esta palavra: Se, pois, já morremos com ele, também com ele viveremos; 12 se perseveramos, com ele também reinaremos; se o negarmos, também ele nos negará; 13 se somos infiéis, ele permanece fiel; porque não pode negar-se a si mesmo.
INTRODUÇÃO
Como entender o tempo em que estamos vivendo? Para qual tarefa temos sidos chamados? Para entrarmos com a devida atenção a discussão do assunto vamos fazer a pergunta proposta do tema; "O que é ser pastor?"
Hoje estamos vivendo em um sistema de pós, pós-modernidade, a era do sistema digital e Inteligência Artificial, vem ganhado cada vez mais espaço no coração desses lideres modernos de igrejas, imaginando-se como homens de negócios, personalidades da mídia, promovedores de entretenimento, mensagens coaching, psicólogos, filósofos ou advogados. Outros lideres se apresentam com um grau de santidade, autoridade e poder, jamais visto. Ainda outros se apresentam esbanjando riquezas e luxo, com carrões de luxo, aviões, apartamentos caros, etc. Olhando para os ensinamentos bíblicos principalmente os de Paulo, tais atitudes se chocam com as conformidades bíblicas. O texto que nos foi proposto vai nos dar uma dica de que forma deve se postar tal que almeja o ministério pastoral. Vamos tentar detalhar algumas simbologias do texto proposto.
I-Paulo apresenta o pastor como mestre(v.2).O que é um mestre? Segundo o dicionário. s.m. Professor de grande saber e nomeada. P. ext. O que é perito ou versado em qualquer ciência ou arte. Definimos então como alguém que aprendeu para ensinar com eficácia.
Usa o conhecimento com sabedoria, para passar conhecimento, gerando aprendiz.
II-Paulo compara a um soldado.(v.3-4) Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra).Um soldado não tem regalias, não foge de seu treinamento, e muito menos deixa de manusear sua arma com eficácia, em seu aspecto disciplinar é extremo em obediência total aos seus superiores. Quando este se gradua, foi por executar sua tarefa com excelência e bravura. Um soldado nunca perde o foco, soldado sem foco é soldado morto!
III-Paulo compara a um atleta,(v.5).Um atleta tem uma obrigação a cumprir com seu corpo, manter a saúde física. Um atleta relaxado é um perdedor. Existem muitos lideres que não pregam sobre mordomia do corpo porque vivem rolando de gordos, colesterol alto, nível da diabetes em extremo, comem demasiadamente de tudo. Um atleta que come de tudo, não é atleta é um avestruz. Cuidar do corpo é um mandamento cristão, e o líder tem que ser exemplo! Não sabeis vos que sois santuários de Deus, e que o Espirito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque sagrado é o santuário de Deus, que sois vós. I Cor.3.16-17.
IV-Paulo compara a um agricultor,(v.6).Alguém que levanta cedo, se preocupa com o tempo e estações, semeia em terrenos preparados e limpos, aduba, cuida das ervas daninhas e espera uma grande colheita. O agricultor trabalha duro, até findar a colheita.
V-Paulo compara a um obreiro trabalhador,(v.15).Alguém que não se entrega nas dificuldades da vida, submisso a vontade de Deus, reconhece que Cristo é o cabeça da igreja e não ele. Entende as dificuldades das ovelhas; e não tosa-as no inverno, leva as aguas tranquilas, busca a perdida e não a espanca por ser fujona. Ser um pastor no ponto de vista bíblico, é amar os perdidos a ponto de dar sua vida por eles.
Foi isso que o Senhor Jesus fez como sumo pastor.
CONCLUSÃO.
Nunca esqueçamos que somos humanos caídos, e que somos dependente de um Deus cheio de graça, só assim cumpriremos nosso ministério.
Que Deus tenha misericórdia de nós.
Comentários
Postar um comentário